O blog publica entrevista exclusiva como o vice-prefeito de Açailândia, Antônio Erismar (PT), que fala sobre a experiência de ser vice-prefeito de uma das maiores cidade do Maranhão e de poder trabalhar sem maiores problemas com o prefeito Ildemar Gonçalves, do PSDB: “O prefeito Ildemar Gonçalves possibilita que, de fato, o PT exerça em conjunto o mandato confiado pelo povo”, afirma.
Erismar também conta ao blog como foi a trágica experiência do grave acidente que sofreu de automóvel na BR 010, no qual o veículo que estava, além de outras pessoas, ficou completamente destruído. “Deus quis que todos nós ficássemos vivos. O policial rodoviário afirmou que em 16 anos de profissão, nunca tinha visto algo parecido, ou seja, escapar todos de um acidente como aquele”.
Nascido em 06 de março de 1971, na cidade de Colinas do Goiás, hoje do Tocantins, Erismar é número quarto dos cinco filhos da união entre Antônio Vieira de Castro, (falecido há seis meses) e Maria Laismar de Castro Feitosa.
Militante da Pastoral da Juventude desde 1987, ex-assessor da Diocesana da Diocese de Imperatriz, sócio-fundador do Sindicato dos Servidores Públicos de Açailândia – SINTRASSEMA, membro da diretoria por dois mandatos, sócio-fundador do CDVDH – Açailândia ( Centro de Defesa ) e da Rádio Comunitária ARCA FM, Antônio Erismar é filiado ao Partido dos Trabalhadores deste maio de 1999. Após disputar duas eleições para vereador (2000 e 2004) elege-se vice-prefeito de em 2008 numa aliança PT/PSDB.
Abaixo, a íntegra da entrevista.
Abaixo, a íntegra da entrevista.
"Devemos levar em conta o que nos une e não o que nos separa”
Como é a experiência de ser vice-prefeito de uma importante cidade como Açailândia administrada por um prefeito do PSDB?
Erismar: É uma honra está vice–prefeito de uma cidade como Açailândia, por tudo que representa para sua gente, vinda das mais diversas regiões do estado e do país, e para o estado, em todos aspectos. Encaro todos os desafios da minha vida como um grande aprendizado. O fato do prefeito ser do PSDB não inibe o papel que tenho desempenhado no meu mandado, pois este tem raizes nos movimentos sociais, e da luta histórica dos trabalhadores que tem hoje uma referência no governo.
Há uma relação harmônica, solidária entre o senhor e prefeito Ildemar Gonçalves?
Erismar: Sim. Em 2009 a política de Açailândia experimentou um novo momento: prefeito e vice–prefeito trabalhando juntos. No dia 05 de abril, assumi o cargo de prefeito, permanecendo por 60 dias, fato nunca acontecido antes em vinte e oito anos de história de Açailandia. O prefeito Ildemar Gonçalves possibilta que, de fato, o PT exerça em conjunto o mandato confiado pelo povo à chapa Ildemar e Antonio Erismar. Não falta as condições necessárias para o desempenho do mandato do vice prefeito.
Você acha que poderia haver, no caso do Maranhão, uma relação mais amistosa entre o PT e o PSDB ou Açailândia é um caso a parte?
Erismar: Não posso dizer que Açailandia é um caso a parte, pois não é o único caso, vejamos: Carolina já está no segundo mandato PSDB – PT, Formosa da Serra Negra também tem PSDB – PT, como vários municípios têm parceirias entre os dois partidos [na cidade de Coelho Neto também existe a aliança PT/PSDB], não sei qual é o comportamento nos outros municípios. Esses dois partidos têm projetos nacionais antagônicos, o PT mostrou nesses sete anos de governo que tem um programa melhor para o povo brasileiro e o colocou em prática, o que dificulta essa aproximação como muitos defendem.
O PT e o PSDB têm um histórico de resistência ao grupo Sarney, não é verdade?
Erismar: Sim. O Papa João Paulo II lutou muito pra ver o Ecumenismo em prática, “devemos levar em conta o que nos une e não do que nos separa”, e foi nesse sentido que os dois partidos andaram juntos nas eleições de 2006, Os Sarneys perderam a eleição, a Frente de Libertação ganhou, porém, no governo, a disparidade foi grande, pois enquanto o PSDB ficou no núcleo de comando do governo, o PT ficou na periferia com secretarias extra-ordinárias, o resultado você sabe melhor do que eu.
Há alguma política pública do PT implantada na administração do prefeito Ildemar?
Erismar: Posso apontar como conquista dos trabalhadores e do PT, a criação da Secretaria de Agricultura, onde podemos implementar ações voltadas para o apoio as agricultores familiares, entre eles destaco o PAA Municipal, hoje os trabalhadores fazem parte do governo. A implatação do Programas sociais do Governo Lula são implementadas e são dados os créditos a quem de fato os tem. O governo Lula não é “escondido” o PT governa Junto.
Há possibilidade do prefeito Ildemar apoiar uma eventual candidatura do senhor a prefeito no futuro?
Erismar: Meu avô gostava do ditado “o que é combinado não é caro”. Quando fechamos a coligação para 2008 não tratamos de 2010 e nem de 2012. O PT vem trabalhando para ser a alternativa para o povo de Açailandia e chegar à prefeitura, isso não é feito às escondidas do prefeito Ildemar e do PSDB. Temos um diálogo franco, temos quatro anos para construir nosso espaço.
Como o PT de Açaiçândia está se preparando para as eleições de 2010?
Erismar: A nossa aliança não é uma aliança programática, nem ideológica, muito menos de submissão partidária ou à administração Ildemar. Por exemplo, nas eleições de 2006 nós petistas votamos e fizemos campanha para chapa completa do PT, Lula presidente, Vidigal governador, Bira senador, Washington Luis e Jomar Fernandes deputados federais, Helena Heluy e Valdinar Barros deputados estaduais, sem falar que muitos outros companehiros também foram votados aqui, no segundo turno. Acompanhando a decisão do Diretório Estadual apoiamos e votamos em Jackson Lago. Em 2010 precisamos fotalecer a cadidatura de Dilma presidente, para isso a tese apresentada ao PED – 2009 (chapa única) aponta para uma cadidatura deputado estadual do PT de Açailândia e os movimentos necessário para isso estão sendo feitos com autonomia partidária.
O senhor passou por um momento difícil recentemente, quando sofreu um sério acidente de carro. Como foi essa experiência?
Erismar: Na minha vida só tenho a agradecer a Deus por tudo que tem me acontecido. Deus tem sido muito bom pra mim, esse acidente, na ladeira vermelha, BR 010 sentido Imperatriz, foi muito grave, o veículo que estavamos ficou destruído, mas Deus quis que todos nós ficássemos vivos. Além de mim, estava o motorista, João Batista (Rony) e a Secretária de Agricultura Neide Moraes. Foi no dia 08 de agosto, por volta das nove horas. O policial rodoviário afirmou que em 16 anos de profissão, nunca tinha visto algo parecido, ou seja, escapar todos de um acidente como aquele. Como lição, nós seres humanos não somos nada sem a permissão de Deus, temos que aproveitar o máximo pra fazer o bem enquanto temos a permissão divina de estarmos aqui.
Qual a mensagem que o senhor deixa aos petistas maranhenses?
Erismar: O PT do Maranhão tem muitos formuladores, o que poderia ser uma grande oportunidade de crescimento politico para o nosso partido, porém “perdemos” muito tempo nesse debate sem frutos. É preciso sairmos dessa de “sarneysistas” ou de “petistas emplumados”. Precisamos focar no PT, temos muito a contribuir com o povo maranhense, acredito que seremos fortes se estivermos juntos, essa é uma lógica muito antiga. Espero que o PED 2009, possa trazer uma reflexão que vem da base do PT e possamos contruir um caminho que possamos trilhar juntos e fortes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado. Volte, sempre!!